-
Arquitetos: Origo Arkitektgruppe
- Área: 12500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Pål Hoff, Helge Skodvin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do hospital dá forte ênfase em sua abertura e transparência em relação ao público, ao passo que forma um abrigo de proteção para os pacientes. A adição de espaços públicos, da natureza e de visuais para um desafiador ambiente urbano tem sido um ponto central dentro do processo.
O edifício de 12.500 m² inclui departamentos de pacientes internados nos andares superiores, policlínicas nos andares inferiores e ainda um estacionamento subterrâneo. Serviços dentro do edifício incluem equipes móveis, policlínicas para adulto, além de várias enfermarias para estadias curtas. O hospital está localizado numa área de alto tráfego em Bergen, na Noruega, e foi inaugurado em agosto de 2013.
Uma grande ênfase foi destinada na criação de uma nova praça pública ao norte do edifício. Esta praça oferece um lugar valioso para os cidadãos para se sentar, contemplar e brincar em uma área normalmente dominada por carros e alto tráfego. A praça pública se estende sob os pisos inferiores do edifício exibindo fachadas verdes com seções de grandes janelas. Pontos focais são enfatizadas ao longo do edifício, e a transparência induz à ideia de maior abertura quanto aos problemas de saúde mental na sociedade atual. Além de convidar os pacientes e funcionários ao interior, a cidade inteira é bem-vinda a dar uma olhada.
A fachada verde é cercada por painéis brancos. A parte branca expressa estabilidade e segurança, e é uma reminiscência do sentimento de casa. Nos pisos sobrejacentes, a necessidade de proteção é mantida. Aqui estão localizados os departamentos de internato, com uma série de jardins para recreação e atividades ao ar livre. A escala é reduzida da paisagem urbana maior até os espaços internos e de proteção.
O hospital se abre em direção a leste para a vista da montanha Ulriken. Ele é organizado em torno de três grandes átrios que garantem luz natiral, ar e valiosos espaços de lazer ao ar livre. Os átrios proporcionam o contato visual entre os diferentes departamentos, auxiliam no deslocamento por serem pontos geográficos de referência, e proporcionam perspectivas de dentro do edifício para a natureza. Cada um dos departamentos do hospital está conectado a um jardim de cobertura específico: cada jardim tem suas próprias características e difere por sua localização e função. As zonas verdes incentivam a interação social e oferecem espaços para a contemplação em um ambiente composto por materiais e plantas naturais.
As plantas focam na legibilidade dos espaços e na clareza estrutural, com linhas de comunicação claras e lógicas. A clareza das plantas aumenta a compreensão do edifício para os pacientes e funcionários, a fim de criar um ambiente mais calmo. A entrada principal está diretamente conectada à estação de trem externa, e dá acesso direto aos vários ambulatórios e departamentos internos. Foi dada atenção especial à segurança dos funcionários e pacientes através das soluções de esquadrias e do desenho das escadas. As unidades são projetadas para proporcionar à equipe uma visão geral enquanto que, simultaneamente, garante espaços menores, diminuindo a sensação de estar sendo observado. As diferentes soluções tem como objetivo gerar um bom ambiente de trabalho para os funcionários, facilitar áreas de encontro e fortalecer a sensação de realidade e de espaço privado do paciente.